domingo, 2 de setembro de 2007

RECLAMACOES ANATEL RANKING

DEFESA DO CONSUMIDOR
RANKING DE RECLAMAÇÕES - JULHO 2007 - ANATEL

Ranking das Prestadoras dE Serviço Móvel
Reclamações na Central de Atendimento da Anatel por 1000 AssinantesPeríodo: 01 a 31 de julho
Posição
HOLDING Reclamações na Anatel por 1000 assinantes
1º 14 BRASIL TELECOM 0,364
2º OI CELULAR 0,354
3º TIM 0,329
4º VIVO 0,284
5º TELEMIG CELULAR 0,263
6º TRIÂNGULO CELULAR (CTBC) 0,221
7º CLARO 0,197
8º AMAZÔNIA CELULAR 0,080
9º SERCOMTEL CELULAR 0,044
Nº de Assinantes: 108.519.664
Nº de Reclamações: 30.672*
Atualizado em 07/08/2007 com a base de assinantes e reclamações referente a Julho/2007.

12 comentários:

Vanessa disse...

no final de julho/07, fiz uma assinatura com a TVA, e o vendedor me informou as seguintes informa-ções, que era uma promoção com o Speed , e que eu iria pagar 60,00 pelos canais :
* de filmes
*7 canais infantis
e cobrariam um valor de +ou-19,00 por um ponto adicional, me dariam um desconto no speed para 29,90 nos tres primeiros meses ,e um provedor com valor de 5,00 mes.
e o primeiro mes gratuito ,e no total daria 119,90 com tudo incluso, então aceitei , pegou meus dados e iria mandar fazer a ligação.
dois dias depois ele me pediu os dados dos meus pais , disse que era porque a conta estava no nome do pai , eu comentei que meu pai era falecido , então pediu o da minha mãe. disse que era para cadastro . alguns dias depois fieram instalar os aparelhos , no primeiro dia tava tudo funcionando bem , nos outros dias dava sem sinal toda hora , quase nem usei , liguei varias vevzes para reclamar , então no dia 05 de agosto , bloquearam os canais infantis e só deixaram 2 , liguei reclamando e me informaram que era uma promoção de ferias , e que tinha acabado , e q teria q pagar 7,90 adicional , eu aceitei pq simplismente contratei esse serviço pelos canais infantis, e mais ficou fora do ar do q funcionou . mias ou menos dia 28/08
chegou um boleto no valor de 60,00 , com vencimento dia 10/09 , e programaram na minha conta corrente um debito de 142,00 , e as contas do speed com o valor de 69,90.e estou pagando 25,00 de provedor .
primeiro :
cadê o 1o. mês gratuito
segundo :
cadê o desconto do speed
e do provedor ,
terceiro :
fazem +ou- 1 mês e meio q estou usando e tenho que pagar por tres meses de uso , pelo valor.

e outra coisa mais importante , fizeram o contrato no nome da minha mãe.

liguei para cancelar , pois fui muito mal atendida e não disfrutei do produto , fui enganada , não vou pagar por isso , o mês gratuito que acabou triplicando o valor , e quase nem tive acesso aos canais .. pois quase nunca estava funcionando , liguei varias vezes e me diziam que iriam consertar , mais nada . quro cancelar e a atendente Gisele me disse que só poderia cancelar se eu pagasse tudo que estava em aberto.

Anônimo disse...

Comprei em 30/07/07 da empresa OI (Telemar norte e leste S.A.)
Pacote telefone fixo 350 mim + velox 1 giga + provedor.
Foram dadas as seguintes informações:
Promoção: fixo+velox 1 giga por 120 dias no valor de R$ 79, 80, (fixo R$ 44,89 + velox R$ 34,89).
Após esse período passaria para R$ 117,79 (fixo R$ 54,90 + velox R$ 62,89) por 12 meses de fidelidade.
Recebi o boleto da Empresa OI para pagamento com vencimento em 07/12/07, com o valor de pagamento do serviço velox de R$ 149,88 acima do combinado, a fatura veio no valor de R$ 182,91 que foi paga no vencimento mencionado.
Entrei em contato com o telefone 10331, solicitei que verificassem a transação de venda, pois não estava correto o valor cobrado.
Informaram que o valor que estava reivindicando só servia para a cidade do Rio de Janeiro, meu domicílio é em Niterói o valor estava correto, que se quisesse o valor menor alterasse velocidade de conexão. Não aceitei e pedi que fizessem o favor de verificar a venda do pacote, através da gravação, e queria o pacote que comprei, sem nenhuma alteração.
O retorno de que o valor era esse mesmo e se quisesse abaixar que diminuísse a velocidade, em resumo nada foi resolvido, que não podem verificar o contrato telefônico da venda. Quem poderá resolver? Quem irá pagar por todos os minutos ao telefone, repor a minha paciência e principalmente a crença nas pessoas que constroem as empresas e seus serviços que precisamos consumir.

Bia disse...

sou cliente pós pago da TIM desde Junho de 2007. Em Julho do mesmo ano a operadora me ofereceu gratuitamente o serviço TIM FLEX CASA até o dia 16/09 do corrente. Em outubro efetuei o cancelamento do serviço e desde então permanecem as cobranças de R$29,90 nas contas, o que gera muita irritação, pois além de mensalmente ter que reclamar da conta, levo até mais de 2 horas para registrar a reclamação, pois o atendimento é péssimo, os operadores incompetentes porque me jogam de um lado para o outro e ainda me dizem q no sistema o serviço consta como cancelado,mesmo mensalmente recebendo a cobrança do mesmo.

Marco Aurelio disse...

Tenho um plano da tv digital da telefonica, ao qual aderi pelos canais de esporte, qual minha surpresa ao começo do jogo Vitória x Cruzeiro pelo canal sportv, o sinal foi cortado e não consigo falar com ninguem da telefonica, já que o telefone da empresa está constantemente ocupado.

Anônimo disse...

O que se nota é que essas concessionárias de telefonia estão "pintando e bordando". Tanto o executivo como o legislativo federal não estão nem aí para a cidadania, embora tenham maneiras de coibir esses abusos. Eu mesmo tenho tentado cancelar uma linha telefônica com a Brasiltelecom e não consigo. Terei de entrar com uma ação na Justiça. Com isso, mais prejuízos para o cidadão, pois cada vez mais a Justiça torna-se mais lenta em razão do grande número de ações desse tipo, pela inação do Executivo e do Legislativo.

Juliane Boaventura disse...

Sou cliente da Tim 14/01/08, optante pelo plano Tim Brasil 60, tenho direito a 60 minutos de conversação de celular tim para qualquer outro celular de outra operadora e/ou telefone fixo, além de Promoção tarifa Zero que contempla em 500 minutos gratuítos para falar de celular Tim para Tim. Este plano tem o valor de R$ 57,90 mensais.
O vencimento da minha conta é todo dia 10 do mês, em maio o valor foi de R$ 67,62 e junho de R$ 136,85. Quando eu recebi a conta do mês de junho, já achando o valor muito alto, dobrou de um mês para outro, entrei em contato com a operadora tim para verificar o que seria tamanha divergência. Este contato foi feito no dia 23/05/08 às 9:29pm sob nr de protocolo 2008385642202. A dúvida que eu tive foi a seguinte: Hoje o plano me dava 500minutos para eu falar de Tim para Tim. Se eu falasse 501 minutos, qual seria o valor da tarifa cobrada por este 1 minuto excedente? Haja visto que a tim mantinha nesta data uma promoção de 0,07 centavos de tim para tim em celulares pré-pagos, questionei se também para quem era pós pago, se também valeria deste benefício, pois eu sabia que no mês seguinte eu usaria muito o telefone e não queria ter surpresa no fim do mês. A atendente demorou muito a responder, e não senti muita segurança na mesma,porém ao término da ligação, tive a certeza dada pela mesma que meu questionamento era sim viável, eu TAMBÉM me beneficiaria dos 0,07 minutos à cada minuto excedente.
Hoje estou com a conta que venceu ante-ontem no dia 10/07/08 no valor de R$ 540,45. Além dos meus 500 minutos eu gastei mais 553,48s para celulares de tim para tim. Em 01/07/08 entrei em contato com a operadora pela primeira vez (protocolo 2008402864009) questionando sobre este valor totalmente deturpado e que nunca em sã conciência eu gastaria este valor uma vez que o mesmo representa mais de 50% do meu rendimento mensal. A informação que me fora dada que a atendente que havia me informado sobre a tarifação que eu pleteio não havia feito nenhuma notificação quanto à informação, então que o valor era devido sim e que a conta estava correta. A ligação foi extensa e acabou caindo. Entrei em contato novamente na mesma noite, às 7:55pm do dia 01/07, protocolo 2008402886679, desta vez a atendente ouviu toda o assunto e me transferiu ao setor de contas, que por mais uma vez disse a mesma coisa, que o valor é devido e que esta promoção de 0,07 é válida sómente para pré-pagos.Avisei à atendente que entao estaria procurando meus direitos quanto à consumidor pois eu havia recebido uma informação antes de realizar o consumo e que se a atendente não registrou este fato no mês de maio quando eu fiz o contato tirando a dúvida que eu não poderia pagar sobre este erro. Solicitei que ouvissem o diálogo que fora feito sobre o questionamento e me informaram que só podem ouvir ligação caso seja aberta uma ação judicial. Não quero ter dor de cabeça com ação judicial. Só quero que a empresa Tim reconheça o erro dela, uma vez que em uma destas ultimas ligações a própria atendente pediu desculpas para mim, dizendo que foi um erro a atende dar uma informação improcedente. Solicito acordo que revejam esta conta do vencimento de 10/07 e que não tenho interesse, caso seja resolvido, em não ser mais cliente da tim, uma vez que for resolvido meu caso.Aguardo ansiosamente que seja revista esta situação. Enquanto isto ainda estou sob pena que meu nome seja incluso no Serasa por não efetuar o pagamento.
O que a empresa tim tem a falar sobre este caso? A funcionária falou em nome da empresa, tive uma dúvida, só quero que seja feito o que fora me instruído. Não tenho condições e não irei efetuar o pagamento deste valor. Vejam meu caso com urgência por favor.
Juliane Boaventura (11)8645-7469

Paulo Salltorelli disse...

Pela 45a. Vez ligo para o *144 desta operadora e não consigo obter ajuda quanto a utilizacao do servico tim casa flex que contratei no inicio de agosto. Não preciso mentir. Verifiquem junto a operadora o numero de vezes que abri chamado a partir do meu celular 11 86161660. O atendimento é o dos piores que se pode imaginar. Em um determinado dia o atendente de nome daniel me deixou por mais de 1 hora no telefone e depois desligou. Estou falando em uma hora.Contratei o servico para que pudesse receber ligacoes de fixo para fixo. Neste dilema todo fico envergonhado de estar sendo cobrado pelos meus clientes de que eu nao atendo as ligacoes. Pergunto: como receber ligacoes no numero fixo que me deram após contratar os servicos se o produto nao funciona. Já arquei com prejuízos da ordem de R$18.500,00 pois perdi o chamado feito A mim neste numero que nao funciona. Trabalho na area de internet como autonomo e perdi a oportunidade de fechar com uma pessoa fisica a construcao de um portal. Quero e exijo que meus direitos sejam respeitados pois estou me sentindo humilhado e enojado por essa empresa. Nenhum atendente se presta a dar a minima atencao para o problema e voces devem me desculpar mas tenho que dizer que o servico da operadora é uma verdadeira porcaria. Exijo o ressarcimento dos valores que perdi pela inoperancia do sistema, exijo ser tratado dignamente. Paguei pelo servico no ato da contratacao. Gastei dinheiro fazendo meu cartao de visitas, R$250,00 divulgando meu numero, gastei dinheiro com gasolina, estacionamento, passei horas e horas criando rotinas para o portal, semana para fazer lay-out,perdi oportunidades claras e comprovadas de trabalho no valor de r$18.900,00 estou sendo tratado no meio como irresponsavel, acumulei prejuizos que voces nem fazem ideia. Quero e exijo o ressarcimento imediato de todo prejuizo moral e financeiro a que fui submetido. Se coloquem em meu lugar. Tentem ligar para o *144. Eles desligam o telefone na cara da gente ou simplesmente falam que o sistema está fora do ar e que devo retornar depois de alguns minutos. Nao vou me contentar com um simples telefonema pedindo desculpas . Quero meus direitos respeitados e digo novamente: ressarcimento do que esta operadora me fez ter de prejuizo. O numero fixo que me deram é 11 4237 2306. Tentem ligar para mim neste numero e vejam a resposta que terao: numero nao existe ou caixa postal. Quero que esse orgão se coloque em meu lugar e veja que o dia 30 está chegando, estou sem o dinheiro que deixei de receber por ter passado um numero que nao atende e inexiste e moralmente tratado como incompetente. Quem vai arcar com tudo isto. Quem vai reparar e pagar minhas contas no final do mes? Estou tao nervoso a ponto de explodir de raiva e juro que se nao tiver resposta imediata dessa droga de empresa que no dia 27 vou tacar fogo no meu corpo no meio da avenida paulista pois num aguento mais tanta falta de respeito e indiferenca e ser tratado como irresponsavel e não cumpridor de palavra. Quero e exijo o que perdi e o que era meu de direito. Esto registrando este comunicado em cartório para que meu ato não seja tratado como uma mera reclamacao. Aguardo o tratamento digno a que todo cidadão tem direito e por favor: nao digam que devo esperar. Já passei do meu limite suportavel de qualquer ser humano. Peço que esta reclamacao seja levada ao conhecimento do Sr. ministro Hélio Costa de forma que se tenham conhecimento dos fatos.

Ana Costa disse...

Estou com muita raiva, me sentindo lesada, e sem defesa. Comprei um Chip da oi, com a proposta de usaria o serviço de imediato. dois dias após a compra, não conseguia fazer ou receber qualquer ligação. entrei em contato com a operadora para registrar o reclamação. após várias tentivas, fui informada que o serviço da oi na esta indisponível, que devo aguardar até o final de setembro para possivel resolução do problema. Não fui informada quando comprei o chip, muito pelo contrário, fui informda que o serviço seria imediato. se eles não tem condições de servir, porque continua vendendo , sem ao menos passar para o cliente a opção de comprar ou não. Porque as empresas são tão desonestas com o consumidor, não falam a verdade. E fico pensando quantas pessoas estão comprando este Chip, com a ilusão da utilização imediata. A quem devemos recorrer, quem pode impedir que esta empresa continue, agindo de má fé. Socorro!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Comprei um chip da OI há uma semana, e até agora não consegui fazer nenhuma ligação. Isto porque em minha cidade a OI não está dando sinal. A OI está com problema em sua torre de transmissão de sinal. E isto não está acontecendo só em minha cidade, Paraguaçu Pta, mas também em outras da região como Assis, Pompéia e muitas outras!!!
Isto é uma tremenda falta de consideração pelo consumidor!!!!! Se o problema tivesse sido resolvido logo, menos mau, mas já se passam 6 dias e NADA!!!
Como uma empresa sai por aí fazendo propaganda enganosa????!!!!

Anônimo disse...

Em maio de deste ano 2208, liguei para cancelar um telefone oi movem controle, mais depois de tantas insistencia em não cancelar e varias propostas, me convenceram que eu teria uma600 minustos para falar de oi para oi e fixo, mas 60 min para falar com outras operadoras e tambem não lembro alguns torpedos, que a primeira parcela seria de r$ 55,00, e as outras seriam de mais ou menos r$ 24,00, que este 600 minutos era só por seis meses, então falei e se depois que passar os meses eu quizer cancelar, a funcionaria disse que eu deveria entra em contato e resolveria, em nehum momento falou qye se eu quisesse cancelar teria que par mullta pelos restantes dos meses, agora estão querendo dizer que assinei e fiz contrato, coisa que foi efetuada por telefone e que não recebi nenhum contrato e nem tampouco assinei nada.
gostaria de saber do orgão ANATEL, que providencias devo tomar e quais os meus direitos pois estou pensando em colocar no procon o pequena causas,pois incluisive diante dos fatos e que tambem tenho um plano oi 60 que fiz ta,mbem por telefone a três meses e nunca seis o saldo que tenho para usar , pois eles dizem que devo consultar, mais nunca sou informada do modo que estou querendo cancelar as duas linhas e eles dissem que tem que pagar as parcelas que faltam ate terminar o prazo de 12 meses.
Aguardo alguma orientação.

Socorro Machado

Sonia Soares disse...

Gostaria de saber se a NET pode cobrar pelo ponto adicional.
Segundo noticia a NET não pode cobrar desde o mês de junho/2009. Como proceder?

Anatel define novas regras para a cobrança do ponto extra

Entraram em vigor nesta quarta-feira (22/04), as alterações no Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovadas pela a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na última quinta-feira (16/04). A partir de agora, será proibida a cobrança pelo ponto extra e pelo ponto de extensão de TV por Assinatura.

O Conselho Diretor da Agência decidiu que, em relação ao ponto extra e ao ponto de extensão, as prestadoras podem cobrar apenas pelos serviços de instalação e reparo da rede interna e dos conversores/decodificadores de sinal ou equipamentos similares.

A Anatel também estabeleceu que a programação do ponto-principal, inclusive programas pagos individualmente pelo assinante, qualquer que seja o meio ou a forma de contratação seja disponibilizada sem cobrança adicional para pontos-extras e para pontos de extensão, quando instalados no mesmo endereço residencial, independentemente do plano de serviço contratado.

Em 22/04/2009
agradeço
Sonia

Sonia Soares disse...

Anatel define novas regras para a cobrança do ponto extra


Entraram em vigor nesta quarta-feira (22/04), as alterações no Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovadas pela a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na última quinta-feira (16/04). A partir de agora, será proibida a cobrança pelo ponto extra e pelo ponto de extensão de TV por Assinatura.

O Conselho Diretor da Agência decidiu que, em relação ao ponto extra e ao ponto de extensão, as prestadoras podem cobrar apenas pelos serviços de instalação e reparo da rede interna e dos conversores/decodificadores de sinal ou equipamentos similares.

A Anatel também estabeleceu que a programação do ponto-principal, inclusive programas pagos individualmente pelo assinante, qualquer que seja o meio ou a forma de contratação seja disponibilizada sem cobrança adicional para pontos-extras e para pontos de extensão, quando instalados no mesmo endereço residencial, independentemente do plano de serviço contratado.

Em 22/04/2009

Afinal, a NET pode ou não cobrar os pontos extras u adicionais?
agradeço a resposta