segunda-feira, 9 de julho de 2007

Brasil Telecom - cobrança indevida

Gostaria de sugestões de como conduzir essa situação:Sou cliente da Brasil Telecom (SC) a anos e fiz a assinatura da ADSL em 2005 com plano de 1 ano fidelização* e renovei este em setembro/06 por mais 2 anos.* A fidelização consiste no desconto de 20 reais do valor da ADSL normal que é 49,90.
O problema é que depois desta renovação, TODOS os meses a fatura telefônica vem ERRADA, sem o devido desconto desta fidelização.Então, TODOS os meses tenho que ficar ligando e perdendo de 1 a 2 horas com um péssimo atendimento e passando por diversos atendentes e repetindo a mesma longa história até que façam a retificação e emissão de nova fatura.Já se foram 9 meses e o problema se repete. Há 3 meses ligo direto pra Ouvidoria que também não oferece solução, apenas a retificação daquela fatura. Dizem que é um problema no sistema.E pra complicar, como tenho 2 linhas agrupadas no mesmo endereço (e mesmo assinante). Fiz o bloqueio nesta que possui ADSL para só receber chamadas (isentando do pagamento da mensalidade), mas ultimamente também estão "esquecendo" de incluir esta isenção, dizendo inclusive que o número do protocolo que informo não existe.Já tenho uma grande coleção de protocolos, mas infelizmente já percebi que eles até alteram o teor dos mesmos a seu gosto. Ou seja, um descaso total com o consumidor.Tem mês que recebo 3 faturas, a primeira errada, e mais duas, uma com a correção da mensalidade e a outra com a correção da ADSL. Pois cada uma compete a um setor. Uma festa.Como fiz a renovação da fidelização de 2 anos, dizem que existe multa para cancelamento de R$ 120 reais.
Até gostaria de continuar com a ADSL, mas acho um abuso ter que ficar ligando todo mês pedindo por favor para corrigirem os erros do sistema deles.O Procon de minha cidade infelizmente é um pouco despreparado para esses tipos de casos.Gostaria de uma orientação a respeito, pois acabei de perceber que mesmo ter renovado a solicitação do bloqueio, este não foi efetuado novamente.Desde já agradeço a atenção.
Reclamante: Ronaldo

15 comentários:

Anônimo disse...

Poise... recebemos uma cobrança que se refere a acesso a um site... da Bulgária de não me engano, mas posso afirmar que não existiu aceitação de cobrança de nenhum site. Se puder ajudar, agradeço

Anônimo disse...

ai pessoal , estamos mau de brasil telecom, ela esta de sacanagem com os assinantes, estão fazendo cobrança indevida. SE JUNTOU COM A BR TURBO P/ DAR GOSPES POR TELEFONE NOS BRASILEIROS, E NEM MAIS A ANATEL DA JEITO, OU APOIA , JA LIGUEI VARIAS VEZES P/ ELES E NADA DE RESOLVER. AGORA VOU DEIXAR DE PAGAR A CONTA TELEFONICA ATE ELES ME DEVOLVEREM O MEU DINHEIRO QUE COBRARAM INDEVIDAMENTE , ME SINTO ROUBADO , ACHO QUE DEVIAM SER ENQUADRADOS POR FORMAÇÃO DE QUADRILHAS, ENGANANDO AS PESSOAS PELO TELEFONE.
GRATO VILMAR

O Pinguim disse...

Também fui vítima desse golpe da BRT + BRTURBO. Ligaram aqui divesars vezes tentando me vender a BRTURBO, até fui grosso com a atentende e mandei que nunca mas me liguassem. De modo curioso depois de uns 2 meses aparece uma cobrança da mensalidade da BRTURBO, isso que quase mandei a atentendi tomar naquele lugar. Reclamando com a Brasiltelecom eles removeram a cobrança. Porém quando olhei a conta a primeira estava convicto de que não era um mero engano da BRT, é roubo descarado mesmo. Deviam é mandar prender os funcionarios da empresa que autorizaram a cobrança ilegal, já que lugar de ladrão é na cadeia.

Anônimo disse...

A BR TURBO DESCONTAVA NA MINHA CONTA 8,90 A DEZ MESES E A GENTE NEM PERCEBIA. SÓ FORMOS DAR CONTA QUANDO COMEÇARAM A DESCONTAR 50,00 NO TOTAL DE SERVIÇOS.
MEU PROVERDOR É GLOBO.COM E NÃO BRTURBO. A BRASILTELECOM NÃO SE RESPONSABILIZA PELO QUE SEU PARCEIROS COBRAM MAS NÃO ACEITAM O PAGAMENTO DO SEVIÇO DE TELEFONIA SEM O PAGAMENTO DA COBRANÇA INDEVIDA DOS PARCEIROS QUE EU NÃO CONTRATEI. JÁ PEDI A BRTURBO QUE CANCELASSE TUDO MAS A ÚNICA COISA QUE FOI FEITA É UMA PROMESSA QUE NÃO FOI CUMPRIDA.SE OS DOIS ESTÃO GANHANDO COM ISSO É NORMAL QUE NÃO SE EMPRENHEM EM RESOLVER O PROBLEMA.QUERO O REEMBOLSO EM DOBRO!

Anônimo disse...

A Brt parece n se preocupar em lesar seus clientes...há mais de seis meses vem m cobrando indevidamente por um serviço q não soliciteiu e seuqer autorizei a instalação...eles e a BRturbo devem estar lucrando bastante!
depois d inúmeras tentativas frustradas de cancelamento pelo 0800 só consegui por uma loja na minha cidade...dois meses depois...
e agora pra coseguir o ressarcimento, tenho d lembrar a BRT que a lei está aí para ser cumprida! Queroo ressarcimento em dobro, bem como juros e correção monetária! desrespeito n tem preço!
a BRT deve cumprir a lei, e vem se recusando a me pagar akilo q deve...já estou no quarto protocolo em que solicito a mesma coisa: RESSARCIMENTO NA FORMA COMO DISCIPLINA A LEI!
Isso é um absurdo ter que lembrar a empresa da forma correta como ela deve trabalhar e tratar seus cliente...
BRT é puro desrespeito!

Anônimo disse...

Bom se alguém poder me dizer se ja conseguiram fazer esse tal cancelamento se pagar uma tal multa de 250,00, me avisem,pq tó pirando o cabeção por causa desse absurdo! além de pagar quase 150,00 na fatura, ainda tenho que pagar 250,00 para cancelar a conta da Br turbo com adsl! aff..ninguém merece..já tem mais de 1 ano e seis meses esse sofrimento!!será que o procon resolve esse pipino?

Hilgert e Renato Mallmann disse...

Tem que entrar na justiça tal qual eu estou fazendo. procure as pequenas causas ou universidades que ofereçam este serviço gratuito.Se eles te botarem no SPC, processe por dano moral. O ganho de causa é certo.Somente assim eles passam a piar bem fininho. BRASILTELECOM=ROUBO DESCARADO

Anônimo disse...

te fidelizaram.. faça o seguinte, se não quer pagar a multa, espere o tempo acabar e cancele o plano mudando para outro provedor de acesso.

Anônimo disse...

Pessoal, a cobrança por multa de fidelização é indevida no serviço de adsl.
Se quiserem embasamento legal, vejam a resolução 272 de 09/08/2001:
"... Art. 59 - O assinante do SCM têm direito, sem prejuízo do disposto na legislação aplicável:
VII - ao cancelamento ou interrupção do serviço prestado, a qualquer tempo e sem ônus adicional."

SCM é Serviço de Comunicação Multimídia. Na dúvida liguei pra Anatel e me disseram que o mesmo se refere ao serviço de adsl.

Então pessoal, recorram ao juizado especial caso a prestadora permaneça cobrando indevidamente e, principalmente, se inserir o assinante no SPC/Serasa.

mory disse...

eu tinha um plano de celulares da brasil telecom, acabei cancelando há uns 8 meses, o plano tinha 3 telefones, um foi perdido, só que cancelei o plano. só que começaram a me enviar fatura desse telefone que foi perdido, ora! se cancelei o plano os tres telefones teriam que estar cancelados não importando se eu perdi um deles.acontece que me colocaram no spc e serasa sem que eu deva nada pra brasil telecom, estou me sentindo lezado, e estou entrando com advogado pra pedir indenzação sobre danos morais, pois a brasil telecom além de fazer isso comigo tem muitas outras pessoas que também são lezadas com cobranças indevidas. não podemos pagar por aquilo que não devemos. isso é roubo.não podemos ficar calados, pois é muita sacanagem rolando nesse brasil.

Anônimo disse...

Será que um de vcs que já foram lesados pela Telecom pode ajudar fornecendo o endereço para acionar?Minha conta telefonica é de Fortaleza, e vaio na conta um valor da Brasil Telecom de uma ligação que não fiz.Reclamai da OI que excluiu o valor, só que posteriormente recebi a cobrança da Telecom. Para evitar problemas com SPC,Cerasa paguei e isto foi em agosto de 2008. Agora em janeiro a Telecom mandou outra cobrança, ai eu endoidei.Fiz inumeras ligações e para falar a verdade não resolve nada,ficam te jogando pra todos os lados.Consegui enviar um fax com comprovante de quitação mas ligaram depois mandando passar outro fax pois o meu comprovante de quitação não foi aceito.Depois disso fazem 3 semanas que tento enviar uma carta do banco onde paguei comprovando e atestando que o pagamento foi e repassado, só que agora o bendito fax cai em uma gravação informando que o telefone está programado para não receber chamadas. O débito continua em aberto a me atormentar.Botei no PROCOM mas não apareceu ninguém na audiência, enfim não sei o que fazer. Quem pode me ajudar a punir estes ladrões de colarinho branco, intocavéis porque não tem leis para puni-los.Me mostrem uma luz, um endereço para mandar uma intimação, por favor, por que nem isto a gente não consegue.
Obrigada,

Anônimo disse...

É um absurdo o descaso da Brasil Telecom com seus clientes, e realmente a ANATEL não parece resolver nada. Em fevereiro deste ano realizei uma recamação sobre cobrança indevida na minha conta telefonica, referente a ligações feitas para telefones celulares de DDD 85 (Maranhão), nos dias 01,02 e 03 de janeiro. Não recebemos a conta do mês de janeiro, e estranhamos muito o valor da fatura, que era de R$324,17. Não queriamos pagar a conta sem saber do que se tratava, mas fomos obrigados pois nosso telefone iria ser cortado por falta de pagamento da conta. Quando finalmente conseguimos a segunda via, verificamos que haviam R$223,99 em ligações para celulares da região nordeste do País - moro no interior do Rio grande do Sul. Como estavamos em casa na época, e não temos absolutamente nenhum conhecido em qualquer área de DDD 85, e temos CERTEZA de que não fizemos as ligações, reclamamos da cobrança indevida. Desde então temos tentado resolver o problema. Liguei em 14/03 e não obtive resposta (depois em 16/04) me disseram que o pedido havia sido indeferido. Solicitei nova análise e fiz nova reclamação. No mesmo dia, tentando lutar pelo meu direito de consumidora liguei para a ANATEL. Em 28/04 liguei para a ANATEL que afirmou que a resposta da Brasil Telecom era que não havia irregularidade e nenhuma falha técnica que explicasse as ligações. Efetuei a reclamação novamente, pois não concordo com essa explicação da Brasil Telecon. Em 30/04 e em 06/05 a Brasil Telecom não havia respondido para a ANATEL. Em 06/05 liguei novamente para a Brasil Telecom e me disseram que a reclamação havia sido considerada improcedente: nenhuma irregularidade ou falha no sistema de faturamento que pudesse ocasionar cobrança indevida. Vou reclamar até onde for preciso, pela injustiça que está sendo realizada contra o consumidor. Como a empresa pode simplesmente decidir que nós fizemos as ligações e nos cobrar por isso???? No meu histórico telefônico não existe nenhuma ligação para o DDD 85, que justifique esse fato. Somente aparecem esses celulares malucos em três dias no início do ano.
Que tipo de empresa é a Brasil Telecom, que simplesmente desrespeita o consumidor desta maneira???

Anônimo disse...

Eu sou de São Paulo, não tenho contrato nenhum com a brasil telecom, os caras estão me cobrando 54,00 ref a 2005 e detalhe já estão encaminhando meu nome pro SPC, pode? rsrsrs vou procurar todos os meus direitos e vou ferrar os caras.

abs.

Anônimo disse...

Olá meus amigos.Por experiência própria eu digo: Jamais assinem serviços da Oi / Brasil Telecon.Sou de Mato Grosso, já cancelei a minha linha telefônica,e foi a melhor coisa que fiz.Fui cliente da Brasil Telecon por 10 anos, ou seja, por 10 anos fui roubado.No último ano, 2009 e 2 meses de 2010, fui roubado descaradamente,foi mais de um ano de cobranças indevidas.A quem recorrer?Ao procon?À Anatel?Esquecem...o melhor que a gente faz é não se envolver com essa empresa crimonosa.

Abraços para todos!

Anônimo disse...

POrfavor me oriente estou alugando um imóvel em Fortaleza,depois de tudo aprovado me cobraram uma taxa de quasse trezentos reais,achei um grande abuso.como proceder?