segunda-feira, 20 de agosto de 2007

DEFESA DO CONSUMIDOR - OPERADORA CLARO

DEFESA DO CONSUMIDOR

CLARO TELEFONIA CELULAR - DÚVIDA
Esta semana tentei efetuar uma ligação para um amigo e, devido seu celular estar desligado, a seguinte mensagem foi dita: "este celeluar encontra-se fora da área de cobertura ou desligado", a mensagem durou 6 segundos.
Por acaso resolvi consultar meus créditos e qual minha surpresa: foi feito uma cobrança de R$0,88. Entrei em contato com a operadora e, pra variar, depois de um longo tempo de espera e a famosa frase: "vou passar p o setor responsável", o atendente me informou que foi efetuada uma ligação, que essa frase (diga-se de passagem que NUNCA foi cobrado taxa por essa infrmação de q o outro celular estava desligado ou fora de área) fazia parte da caixa de mensagem. Informei que essa mensagem nunca havia sido cobrada e que gostaria que meus créditos fossem devolvidos. Como sempre, a empresa nunca está errada e o sistema correto nã permitia que o valor fosse estornado.
Por favor, alguém poderia me informar se a cobrança foi devida, pois sabe de um caso igual ou parecido, ou devo procurar o PROCON? Obrigado!
Reclamante: Diogo
Resposta: Silvia Moura
Se de fato a chamada não foi efetivada, não haveria pque a operadora tarifar. Uma vez que a mensagem fora de área ou desligado comprova que a chamada de fato não aconteceu. E esta é um tipo de mensagem do sistema, não do aparelho em si.
Poderia até ter sido tarifada se vc tivesse entrado na cx postal do seu amigo, escutado a saudação dele, pois até mesmo a mensagem que informa que está direcionando sua chamada para a cx postal só começa a ser tarifada após o bip.
Qto a vc estar ajuzando uma ação, acredito que o meio mais adequado seria o Juizado Especial Cível. Boa sorte.P.S: verifiqwue junto a sua operadora o valor de tarifas e comprove se este valor de 0,88 está correto. verifique tbm no seu contrato de SMP, o que acredito que sua operadora tenha passado, uma vez que trata-se de lei, independente do tipo de plano.

5 comentários:

Anônimo disse...

ONTEM DIA 18 EFETUEI UM CRÉDITO DE R$30,00 NO MEU CELULAR DDD48. HOJE DIA 19 AS 19,30 HS AINDA NÃO FOI CONFIRMADO ESSE CRÉDITO.
LIGUEI HOJE O DIA TODO E NADA. NÃO CONSIGO OBTER UM ESCLARECIMENTO CONCRETO DESSE IMPASSE. NÃO ESTOU PODENDO UTILIZAR MEU CELULAR PORQUE A MENSAGEM DIZ: CREDITOS INSUFICIENTES PARA ESTA LIGAÇÃO.
ACHO QUE VOU PERDER MEUS 30 REAIS E DEIXAR ESSA DOR DE CABEÇA

Anônimo disse...

eu quero desbloquear meu aparelho mas a claro cobra 200 reais isso e un absurdo e a lei do desbloqueio gratis onde fica?

Anônimo disse...

FIZ UM CONTRATO DE 12 MESES COM A CLARO, APROVEITEI UMA PROMOÇÃO DE NATAL QUE QUEM FIZESSE UM CONTRATO DE 12 MESES, PAGARIA 0,06 CENTAVOS O MINUTO PARA LIGAÇÃO FIXA E DE CLARO PARA CLAROMAS PARA MINHA SURPRESA DEPOIS DE ALGUNS MESES MUDARAM O PLANO E COMEÇARAM A COBRAR 0,73 O MINUTO, LIGUEI NO 1052 E FALAM QUE NÃO PODEM FAZER NADA TIVE QUE PAGAR UMA CONTA DE 500,00 REAIS, GOSTARIA DE ALGUM AUXILIO OQUE DEVO FAZER.

Anônimo disse...

fis uma recar de 11,00 R$ logo apos fis uma ligação de "9 min e 36seg" então cançelou minha ligação do nada imediatamente fui verificar meus creditos atraves do *544# e estava lá salde de 0,07 R$
DETALHES: eu ainda participo da promoção 00,6 R$ o minuto. E imediatamente liguei para o numero da reclamação eles me disserão qwe é por qwe nesse plano eu só posso falar 1:00h por dia depoi disso a tarifa é cobrada normaumente, no caso 1,05 R$ o min queria saber c isso esta no contrato do plano ou se é mentira e devo procurar o procom...
PS
... se auguen souber disso porfavor me enforme pelo orkut
rony3d_07@yahoo.com.br estarei aguardando a resposta !!!

renato sincerre disse...

BOM DIA A TODOS
MINHA INDIGNAÇAO A CLARO É ENORME,
TENHO A BANDA LARGA DE 1MG, ME INFORMARAM QUE ESSA SERIA A MELHOR BANDA LARGA EXISTENTE, MAS NAO É ISSO QUE EU ESTOU VENDO ESSA BANDA LARGA É UM LIXO HOJE DIA 02/04/2009 ESTA FAZENDO EXATAMENTE 33 DIAS QUE EU NAO CONSIGO ME CONECTAR A INTERNET, LIGO NA CLARO DIARIAMENTE E COMO SEMPRE NINGUEM CONSEGUE RESOLVER OS MEUS POBREMAS, A INCAPACIDADE DOS ATENDENTES LA SAO ENORMES, E COMO SEMPRE A MESMA FRASE É DITA ´´ ESTAMOS ENCAMINHANDO AO SETOR RESPONSAVEL´´ OU SENDO NINGUEM LA É RESPONSAVEL, OS ATENDENTES SAO MUITO MAL PREPARADOS TODOZ FALAM A MESMA COISA ESTAMOS ENCAMINHANDO EM 72h SERA RESOLVIDO O SEU POBREMA JA ESTA FAZENDO MAIS DE 792 HORAS E NINGUEM CONSEGUE RESOLVER O MEU POBREMA, EM MINHA OPINIAO A BANDA LARGA DA CLARO NOA PRESA.